Projeto Aliah premia melhores ideias do concurso Um Hotel Sustentável Para Uma Copa Verde

25-04-2012

Projeto Aliah premia melhores ideias do concurso Um Hotel Sustentável Para Uma Copa Verde

Iniciativa irá construir e operar de forma sustentável o primeiro complexo turístico hoteleiro verde do Brasil

 

Está concluída a primeira edição do concurso Um Hotel Sustentável Para Uma Copa Verde, promovido pelo Projeto Aliah. A premiação ocorreu no último dia 30 de março, em evento do Green Building Council Brasil (GBC Brasil) durante a Feicon Batimat – Salão Internacional da Construção Civil no Anhembi. Na ocasião foram apresentados os vencedores e seus projetos. 

 

O gerente técnico do GBC Brasil Marcos Casado, um dos jurados do concurso, fez a abertura da cerimônia. Em seguida, a idealizadora do projeto, Adriana Mallet apresentou a trajetória do Aliah e a importância da implantação do hotel, que será construído na cidade de Bragança Paulista, a cerca de 80 quilômetros da cidade de São Paulo. Com a missão de suprir demandas durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o empreendimento pretende deixar um legado positivo à região. 

 

“O Aliah é um projeto que vai construir e operar de forma sustentável o primeiro complexo turístico hoteleiro verde do Brasil, um espaço de vivência dos conceitos de sustentabilidade aplicados à prática”, afirmou durante a cerimônia Adriana, que agora pretende levar o concurso a outras cidades-sede da Copa, com próxima parada no Rio de Janeiro. 

 

As equipes vencedoras reuniram jovens arquitetos do Estado de São Paulo, com no máximo cinco anos de formação como Ricardo Felipe Gonçalves, representante do grupo que consquistou o primeiro lugar e o prêmio de R$ 12 mil. “Nos interessamos pelas premissas do Aliah de incorporar a questão da sustentabilidade com seriedade, pois muitas vezes o conceito acaba banalizado em empreendimentos que só o utilizam como marketing. Estamos muito animados para fazer o projeto virar uma realidade para a Copa de 2014”, comentou o arquiteto durante o evento. 

 

Composta por seis integrantes, a equipe vencedora é resultado de uma parceria entre os escritórios Hiperstudio e Arkiz. Segundo o júri, o grupo apresentou um projeto abrangente, de qualidade técnica superior e condizente aos requisitos do concurso.

 

Siegbert Zanettini, membro do júri e responsável pelo projeto do hotel, falou sobre a iniciativa do concurso e seu resultado. Na próxima etapa, o arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP vai trabalhar o desenvolvimento da ideia para o hotel junto com os vencedores. “O Projeto Aliah foi uma grata surpresa tanto como ideia quanto pelos conceitos adotados e a organização. O projeto vencedor possui premissas técnicas e estéticas que serão enriquecidas pela direção, coordenação e complementação de nossa equipe”, declara Zanettini. Para a operação do empreendimento, o Projeto Aliah firmou parceria com a bandeira Vert Hotéis, marca que tem a sustentabilidade como pilar. 

 


Retornar a página de novidades