Zanettini Arquitetura vence em duas categorias do Prêmio Green Building Brasil 2011

05-11-2011

Zanettini Arquitetura vence em duas categorias do Prêmio Green Building Brasil 2011

O titular do escritório foi escolhido Arquiteto Sustentável e o projeto de ampliação do Cenpes ganhou como Obra Pública Sustentável

São Paulo, 27 de outubro de 2011 – A Zanettini Arquitetura venceu duas categorias do Prêmio GBB 2011, promovido pelo Green Building Council Brasil (GBC Brasil) com o objetivo de valorizar iniciativas sustentáveis na construção civil. Siegbert Zanettini, titular do escritório, foi escolhido “Arquiteto Sustentável” e o projeto de ampliação do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras – Cenpes ganhou como “Obra Pública Sustentável”. Os trinta finalistas das dez categorias foram selecionados por um comitê de especialistas do GBC Brasil e os 10 vencedores, eleitos por votação popular realizada na internet.

A cerimônia de premiação aconteceu ontem, em evento na Casa Fasano. Na ocasião, foram homenageados importantes nomes e empresas da sociedade civil ou do governo que são modelos de inspiração e promotores da construção sustentável no País, como o premiado cientista José Goldemberg, o secretário do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, e o empresário Fábio Barbosa, presidente executivo da Editora Abril.

A escolha do projeto de ampliação do Cenpes na categoria “Obra Pública Sustentável” foi o reconhecimento público da arquitetura limpa, segura e ecoeficiente aplicada à obra. O projeto, desenvolvido em co-autoria com o arquiteto José Wagner Garcia, constitui o maior e mais inovador centro de pesquisa do País e já é considerado o  principal ícone da sustentabilidade e novo paradigma da arquitetura contemporânea no Brasil, inaugurado em outubro de 2010 com participação do presidente da República.

Participaram deste projeto 248 profissionais, entre arquitetos, engenheiros, consultores e pesquisadores de laboratórios, trabalho resultante de uma nova prática profissional multidisciplinar integrada. Visando o equilíbrio e a harmonia arquitetônica decorrentes do dimensionamento adequado de cada espaço, o conjunto é síntese de arquitetura, sistemas de conforto ambiental e eficiência energética, sistemas prediais, sistemas construtivos estruturais e de recomposição dos ecossistemas naturais.
 
A implantação do complexo, a orientação solar e forma dos edifícios, as duplas proteções de cobertura, além de determinarem a arquitetura arrojada do empreendimento, garantem por si só boa parte do desempenho térmico e lumínico almejado para os ambientes, além de proporcionarem a redução do consumo energético em iluminação artificial e HVAC (do inglês heating, ventilating and air conditioning - aquecimento, ventilação e ar condicionado). Complementar às medidas passivas de ecoeficiência, o conjunto construído conta com instalações específicas que incrementam seu caráter sustentável, como a Estação de Tratamento de Efluentes (ETRA), que tratará os efluentes líquidos e manipulará os resíduos sólidos de todo o Cenpes, a Central de Utilidades, que abrigará o sistema de co-geração de energia por moto geradores a gás natural, o Centro Integrado de Controle (CIC), criado para o controle da automação dos diversos sistemas, e o Centro Integrado de Processamento de Dados (CIPD), que abrigará o datacenter da Petrobras.
 
À frente do projeto está Siegbert Zanettini, pioneiro na utilização de tecnologias limpas e diversos sistemas construtivos sustentáveis no cenário da arquitetura brasileira. Atuante desde a década de 70 em projetos ecoeficientes, culminando na ECO 92 com o projeto Casa Limpa, o arquiteto já havia lançado os princípios fundamentais que hoje são amplamente divulgados no cenário da sustentabilidade. Uma história de atuação profissional e acadêmica que já completa mais de 50 anos com excelência e foi reconhecida nas palavras de Luiz Henrique Ceotto no momento de entregar do Prêmio, quando se referiu ao arquiteto Zanettini como “ícone da arquitetura brasileira.



Retornar a página de novidades